Há algum tempo, nas noites de festas entre amigos, eu registrava nossos eventos (...).
Resolvi, nesta mesma época, fazer um curso de fotografia, e me apaixonei.
Minha máquina digital (Canon A400), de modelo amador e bastante antiga, registrou estas imagens abaixo.
Apresento-lhes a Bahia através destas belíssimas paisagens.
Elevador Lacerda > O Elevador Lacerda une as duas partes de Salvador: a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O elevador foi construído em 1873, com duas cabines movidas a força hidráulica. Em 1932, foi construída uma nova torre e foram acrescentadas mais duas cabines. O elevador demora 30 segundos para fazer a viagem de 72 metros de altura, e transporta mais de 32 mil pessoas por dia.
Cruz na Praça da Igreja de São Francisco no Pelourinho.
Elevador Lacerda.
Farol da Barra > O Farol de Aveiro ou Farol da Barra como é mais conhecido, foi construído em 1893, com altura de 66 m do nível do mar. Ele pode ser visto a 42 km de distância...
Dique do Tororó > Esse é o único manancial natural de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que possui uma lagoa de 110 mil metros quadrados. O espaço preferido para os amantes do esporte, tem pista de cooper, raias para a prática do remo, decks para a pesca, piers para pequenas embarcações, equipamentos de esportes e ginástica, playgrounds, além do Centro de Atividades e da Praça de Eventos. O centro possui ainda restaurantes e estacionamento com 150 vagas. A praça tem um palco flutuante para a realização de shows e espetáculos. No meio da lagoa, esculturas de diversos Orixás complementam a beleza da região e marcam o sincretismo religioso da cidade.
Baiana.
Cruz Caída > Monumento da Cruz Caída, obra de Mário Cravo, que recorda a demolição da Igreja da Sé em 1933. Ao fundo, a Baía de Todos os Santos.
Mercado Modelo e Forte de São Marcelo vistos da Gruta da Prefeitura de SSA > Mercado Modelo, cuja construção data de 1861, com arquitetura em estilo neoclássico, é o principal ponto de compras de artesanato e lembranças da Bahia...
No Mercado Modelo existem porões com lâminas dágua de 20 cm, onde ficavam os escravos que chegavam da África, antes de serem leiloados. Comenta-se que eram também utilizados como prisão de escravos.
Feira de Artesanato em frente ao Mercado Modelo, uma amostra da arte popular baiana...
Casarões do Pelourinho > O Pelourinho, principal símbolo da Bahia: antes ponto de prostituição, venda de drogas e violência, o local atualmente reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum.
É no Pelourinho que Salvador reúne sua maior riqueza, revelada nos detalhes arquitetônicos, nas igrejas e nas casinhas coloridas, que se dedicam e vivem de turismo. Localizado no centro histórico de Salvador e tombado pelo patrimônio da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Pelourinho é considerado atualmente um grande shopping a céu aberto por oferecer atrações artísticas, musicais e opções de bares, restaurantes, lojas de roupas, artesanatos e jóias, museus, teatros e igrejas, entre outros.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho > Construída em 1702, em estilo barroco espanhol, tem sua fachada em pedra lavrada, único exemplar no Brasil...
Comércio de SSA.
Baianos.
Baiana.
Bahia Marina.
Catedral de São Sebastião - Ilhéus - Bahia.
Igreja em Porto Seguro - Bahia.
Forte de São Marcelo.
Elevador Lacerda.
Farol do Descobrimento - Porto Seguro - Bahia > Este Farol Foi trazido por Gonçalo Coelho em 1503 e fincado nas terras descobertas para sinalizar que já tinham donos.
O farol servia de orientação para as antigas embarcações que chegavam à costa de Porto Seguro.
Casa Colonial - Porto Seguro - Bahia.
Casa de Jorge Amado - Pelourinho.
Forte de São Marcelo > Construído sobre um banco de recifes a 300 m da costa, destaca-se por se encontrar dentro das águas e ser o único no Brasil em formato circular. Sua construção foi inspirada no Castelo de Santo Ângelo, na Itália, e na torre do Bugio, em Portugal...
Bahia Marina.
Timbaleiro.
Baiana.
Chinelos de couro.
Fitas do Sr. do Bonfim.
Cangas de praia.